Já pensou em ser desafiado a percorrer um trajeto suspenso em meio à copa das árvores, e superar alguns dos seus maiores medos, como o de altura? Se você gosta de esportes radicais e quer estar em contato com a natureza, está na hora de experimentar o arvorismo.

Essa modalidade vai dar a você uma visão privilegiada de belas paisagens verdes e testar as suas habilidades, tudo isso com muita segurança e diversão. 

Se deseja saber mais sobre o que é arvorismo e começar a praticá-lo, continue por aqui. Boa leitura!

O que é o arvorismo?

Antes de falar mais sobre o esporte, vamos explicar de onde vem o nome. Ele é chamado de canopy em inglês e, em tradução livre, significa cobertura. Assim, a ideia é fazer um percurso em plataformas suspensas em meio ao topo das árvores. As estações têm tamanhos diferentes e sua altura pode variar de 4 a 50 metros.

A modalidade pode ser praticada como forma de contemplar a paisagem, como pesquisa científica e, principalmente, como esporte radical. Esse último vai testar o condicionamento físico do praticante e também habilidades em outras áreas como escalada, rapel e highline. Veja a seguir as principais diferenças entre as modalidades:

  • acrobática: para os amantes de esportes radicais. A prática envolve esforço físico, equilíbrio, obstáculos e uma boa dose de adrenalina;

  • técnica: voltado para a pesquisa científica, pois ajuda na observação de alguns ecossistemas de uma maneira mais próxima;

  • de contemplação: aqui, a ideia é admirar a paisagem. Não são necessários equipamentos nem muito esforço físico.  

Como praticá-lo?

Quem quer se aventurar nesse mundo radical, vai encontrar circuitos com diferentes graus de dificuldade. Para quem deseja começar, é melhor procurar pelos trajetos mais simples. Eles são formados por trilhas suspensas com suporte móvel. Sabe aquela ponte que balança? Pois é, vai exigir bastante equilíbrio, coordenação motora e concentração.

Os trajetos mais desafiadores, para aqueles mas avançados no esporte, incluem, além das trilhas, paredes de escalada e de rapel para chegar à plataforma e depois descer. Não precisa nem mencionar a dose extra de adrenalina nesses casos, não é mesmo?

Quais os equipamentos necessários?

Como qualquer esporte radical, o arvorismo pede o uso de itens de segurança. Eles são oferecidos pela empresa prestadora do serviço. Antes de iniciar a prática, você deverá contar com os seguintes equipamentos:

  • capacete;

  • luvas;

  • cordas;

  • cadeirinha com cinto;

  • mosquetões para prender a cadeira às cordas;

  • sapatilhas de escalada se for o caso.

Como se preparar para o arvorismo?

Não é necessário ter experiência prévia para praticar o arvorismo, basta um pouco de equilíbrio e condicionamento físico. Normalmente, as empresas oferecem um treinamento rápido e a poucos centímetros de distância do chão antes de você começar. Assim, terá mais familiaridade com os equipamentos e as técnicas de segurança.

O importante é ter muita coragem e determinação e estar aberto ao novo. Se quiser, faça um bom alongamento antes do circuito para preparar o corpo e evitar as dores musculares após uma atividade física. Além disso, use roupas confortáveis e tenha sempre uma garrafinha de água com você.

Apesar de ser considerado um esporte radical, qualquer pessoa pode praticar arvorismo. Você vai desenvolver habilidades como concentração e equilíbrio, além de estar em meio à natureza e contemplar belas paisagens. Agora que já sabe o que é arvorismo, dê uma chance a essa modalidade e comece já!

Se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus amigos pelas suas redes sociais!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This