Com uma rotina agitada pode ser difícil equilibrar trabalho, estudos, exercícios físicos e lazer. Porém, você sabe que merece um tempo para você relaxar de toda essa correria e curtir a vida. Uma ótima alternativa é fazer uma viagem de fim de semana.

Pode até parecer pouco tempo, mas neste artigo vamos te mostrar as principais vantagens das viagens de fim de semana e dar dicas de aproveitar ainda melhor esse tempo fora da rotina. Vamos lá?

Quais as vantagens de uma viagem de fim de semana?

Aumenta o sentimento de felicidade

Quando entramos em uma aventura desconhecida, o nosso cérebro costuma ficar mais concentrado que o normal e, automaticamente, entramos em um estado de curiosidade maior. Com isso, sentimos prazer e satisfação com as novas descobertas e claro, muito mais felizes. 

Potencializa o trabalho cerebral

Fazer uma viagem também ajuda o cérebro de outra maneira: aumentando a sua eficiência! Isso ocorre pois, ao sair de um ambiente comum, ele passa a fazer um trabalho de reconhecimento e descoberta dos novos ambientes. Essa atividade cerebral é um poderoso aliado no fortalecimento da memória.

Possibilita novas visões de mundo

Quando viajamos temos a oportunidade de conhecer diferentes culturas e esse contato abre a nossa mente para novas experiências e visões de mundo, nos tornando mais tolerante a diferenças de crenças, política e costume. Tudo isso é extremamente benéfico para o nosso convívio em sociedade.

Melhora a saúde do corpo e da mente

Fazer uma viagem de fim de semana pode melhorar a autoestima, reduzir o estresse e aumentar os níveis de confiança. Do ponto de vista físico pode reduzir o envelhecimento, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e ainda diminuir o índice de mortalidade prematura.

Qual a melhor opção: viagens curtas ou viagens longas?

Você pode estar se perguntando, afinal, quais são as diferenças entre uma viagem de fim de semana e uma viagem mais longa, não é mesmo? A verdade é que depende do seu objetivo com o programa.

As viagens mais curtas têm como principais vantagens: facilidade no planejamento, menor gasto e a oportunidade de conhecer mais lugares ao longo do ano. Porém, se você não for bom com gestão do dinheiro ou com o planejamento, pode ter problemas com o tempo para os passeios, além de exceder o orçamento do fim de semana por conta da viagem.

Já as viagens mais longas têm como diferencial mais flexibilidade e possibilidade de roteiro mais longos e elaborados devido ao tempo maior. Além disso, também é possível conseguir descontos se a viagem for fora de temporada. Em contrapartida, esse tipo de programa envolve um custo financeiro muito maior, um planejamento mais complexo, já que a viagem será de muitos dias, além de ter aquela sensação de que a próxima viagem está muito distante.

Como aproveitar uma viagem de fim de semana ao máximo?

Se você chegou até aqui querendo fazer uma viagem de fim de semana mas não sabe como se preparar para aproveitar bem o tempo, que é curto, confira essas dicas:

  • escolha cuidadosamente o destino, levando em consideração distância, clima e atrações da cidade;

  • elabore um roteiro para evitar perder tempo decidindo para onde vai;

  • na hora de escolher a hospedagem, considere a proximidade dos pontos turísticos, conforto e facilidade de transporte;

  • calcule o tempo gasto com deslocamentos;

  • leve somente a bagagem necessária para evitar transtornos e desperdício de tempo e espaço;

  • se planeje para comprar as passagens com antecedência e conseguir descontos.

Viajar, seja por um fim de semana ou por um mês, é um ótimo investimento para o corpo e para a mente. Então, aproveite nossas dicas e planeje a sua viagem de fim de semana. Mete o pé, Jacaré!

Quer opções de destinos lindos no país? Acesse o nosso post com as 5 cachoeiras mais bonitas do Brasil!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This