Ansiedade e estresse são comuns para grande parte das pessoas, sobretudo aos que levam uma rotina acelerada e não conseguem se desconectar do trabalho. O problema é que estar constantemente sob o efeito dessas sensações gera a perda de qualidade de vida, tanto do ponto de vista mental, uma vez que afeta o humor, o sono e os relacionamentos interpessoais, como do físico, pois essa condição gera cansaço, aumento de peso e outras doenças.

Pensando nisso, neste post, apresentaremos algumas dicas de como aliviar o estresse, mostrando como pequenas atitudes podem ajudar a equilibrar corpo e mente. Está preparado? Vamos lá!

Planeje sua semana com antecedência

A cada início de semana, faça uma lista de todas as suas atividades e compromissos importantes. Não se esqueça de acrescentar horários para se alimentar, praticar atividade física e descanso. Dessa forma, as coisas tendem a sair menos do controle e gerar um estresse desnecessário.

O planejamento também ajuda quando surgirem imprevistos, pois tendo o conhecimento total de sua agenda, será mais fácil tomar atitudes e realocar atividades.

Lembre-se que isso inclui saber dizer não para aquelas tarefas que você sabe que não dá conta, evitando a sobrecarga. Outra dica importante é diminuir o tempo de procrastinação durante a semana, já que é comum, depois de um período a toa, a pessoa se desesperar para recuperar o tempo perdido, causando mais ansiedade.

Passe mais tempo com pessoas queridas

Já reparou que, quanto mais tempo trabalha, menos você fica com sua família e amigos? Essa é uma situação ruim, pois o contato com as pessoas queridas pode trazer a sensação de paz e relaxamento.

Por isso, sempre que possível, marque um encontro e tire um tempo para conversar com aquela pessoa especial. Não se esqueça de aproveitar a oportunidade para abraçar, já que o contato físico tem o poder de aumentar a produção de ocitocina e diminuir o cortisol. Logo, além de reduzir a pressão arterial, faz diminuir a ansiedade e o estresse.

Pratique atividade física

Como adiantamos, separar um tempo para a prática de atividade física durante a semana é uma das formas de aliviar o estresse. Os exercícios podem ajudar no bem-estar físico, eliminando o risco de doenças, controlando o peso e melhorando músculos, ossos e articulações.

Além disso, a prática regular também trabalha o bem-estar emocional, pois libera hormônios, como a endorfina, ligados à sensação de prazer, reduzindo a ansiedade, melhorando o humor e a qualidade do sono.

Invista em viagens para relaxar

Uma ótima maneira de aliviar o estresse é apostar em viagens, sobretudo as que levam à natureza. Isso porque viajar coloca a pessoa em contato com novas culturas, a tira da zona de conforto e afasta da rotina estressante do trabalho.

Tudo isso resulta em recarga das energias e uma sensação de prazer no cérebro. Você pode optar por fazer a viagem sozinho, para se conectar consigo mesmo, ou levar boas companhias. O importante é se sentir bem!

Agora que você já sabe algumas como aliviar o estresse, o que você está esperando para colocá-las em prática e sair da rotina? Mete o pé Jacaré! Com essas atitudes, você certamente conquistará qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio.

Se você ficou interessado e já quer pensar na sua viagem, confira nosso artigo sobre 5 patrimônios naturais do Brasil para visitar.

Autor

Escreva um comentário

Share This