A pescaria, seja amadora ou esportiva, é uma atividade que pode ser considerada um esporte de baixo impacto e possui diversas vantagens para os amantes de aventuras.

Além de reduzir o estresse, melhorar a saúde e o condicionamento físico e garantir bons momentos de descontração, pescar é ótimo para quem quer ter um contato com a natureza, promovendo a descontração e o relaxamento.

Mas antes de sair em busca do primeiro rio, açude, lago ou até mesmo praia, é preciso estar atento quanto ao material para pesca que é indispensável para que seus momentos sejam prazerosos e seguros.

Neste artigo separamos uma lista com 7 itens que são fundamentais para pescaria. Quer saber quais são? Então confira!

1. Iscas

As iscas são usadas para atrair os peixes e podem ser naturais ou artificiais; essas são mais usadas por não serem perecíveis. Esse tipo de isca é feita de chumbo ou estanho sendo que existem ainda opções que fazem estalos na água ou que simulam insetos e a escolha depende do tipo de pesca e do local escolhido. Um estojo para guardar as iscas é muito bem-vindo para manter a organização.

2. Varas

As varas são os itens principais de uma boa pescaria. Também chamadas de caniço, elas podem ser feitas a partir de vários materiais como o bambu, nylon, carbono, etc. Cada uma delas possui especificações que determinam qual o seu melhor uso. Por exemplo, as varas de bambu são muito utilizadas em locais tranquilos, mas suportam peixes de até 15 quilos apenas.

3. Carretilha e molinete

As carretilhas e os molinetes são muito utilizados, principalmente na pesca esportiva. Enquanto o molinete é responsável por enrolar e armazenar a linha, puxá-la e também lançá-la na água e é utilizado para lançamentos menores,  a carretilha, que tem a mesma função, é mais indicada para lançamentos a longas distâncias. Os modelos também variam de acordo com o tipo de pesca.

4. Anzóis

O anzol também é um material de pesca indispensável, pois é com ele que o peixe é fisgado na água, quando são atraídos pela isca. Cada tamanho e tipo de anzol são destinados a um tipo de peixe e, por isso, um bom pescador deve ter consigo uma boa coleção com tamanhos variados para não passar aperto na hora da pescaria.

5. Linhas

Impossível pensar em anzol, isca e vara sem lembrar-se da linha, pois é ela que vai ligar todos esses itens e fazer a mágica acontecer. Além disso, é ela que orienta a escolha de todos esses equipamentos uma vez que podem ser mais leves ou mais pesadas.

Todas as linhas de pesca são fabricadas em nylon; no entanto, na hora de escolher a espessura, mais uma vez, é preciso estar atento ao objetivo da pescaria.

6. Caixa térmica

caixa térmica é importante na pescaria por dois motivos: primeiro, você pode passar horas longe de casa e precisará guardar água e comida na temperatura adequada e, segundo, o equipamento é utilizado para guardar os peixes e as iscas naturais para que não estraguem. Na hora de se decidir por um modelo, escolha uma que atenda às suas necessidades e que seja fácil de ser transportada.

7. Roupas de proteção

Uma pescaria durante o dia pode durar horas e ficar debaixo do sol esse tempo todo não é recomendado. Por isso, na hora de se vestir para um dia de aventura, use camisas de manga longa com proteção solar e não se esqueça do chapéu para proteger o rosto e também óculos de sol. Além disso, o filtro solar deve ser usado durante todo tempo para evitar queimaduras.

O material de pesca adequado é fundamental para que seu programa seja divertido e proveitoso. Da próxima vez que você for pescar, confira o seu equipamento e mete o pé Jacaré!

Se você não conhecia ou ainda não possui algum desses itens, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This