Para os adeptos de um estilo de vida outdoor, fins de semana e feriados são ideais para aumentar o contato com a natureza. Isso porque a prática regular de atividades físicas ao ar livre — não apenas no período de férias — ajuda a aliviar o estresse e recarregar as baterias, permitindo encarar as tarefas do dia a dia com mais eficiência e disposição.

O bacana é que, independentemente de quão corrida for sua rotina, é possível curtir o verde sempre que desejar. Para se inspirar, confira cinco maneiras de manter conexão direta com o meio ambiente:

Preste atenção aos sons da vida ao ar livre

Tem gente que se incomoda até mesmo com o canto dos pássaros. Não seja essa pessoa e curta a sinfonia das aves, o barulho do vento nos galhos das árvores e outros sons interessantes.

Quem mora em condomínios com áreas verdes ou em ruas arborizadas costuma ter esse privilégio. Se não for seu caso, basta se afastar das vias mais congestionadas e visitar praças próximas — pequenos redutos de natureza nos centros urbanos.

Faça caminhadas em parques arborizados

De preferência, caminhe à luz do dia para seu corpo fabricar vitamina D — essencial para a saúde dos ossos, prevenção de doenças crônicas e produção de melatonina (hormônio que regula o sono).

Durante o exercício, respire profundamente (prevenindo problemas decorrentes do excesso de ar seco, comum em ambientes com ar-condicionado, por exemplo) e tente esvaziar a mente. Por isso, nada de levar o celular.

Ande alguns minutos descalço sobre a grama

Ao término da caminhada, alongue-se e, se possível, caminhe um pouco mais — mas dessa vez descalço sobre a grama.

Além de descarregar o estresse e aliviar a tensão, essa prática ajuda a revigorar todo o organismo (circulação, ossos, músculos etc.) graças ao estímulo aos pontos vitais existentes nas plantas dos pés (princípio da reflexologia).

Use a bicicleta como meio de transporte e no lazer

Pedalar torna o vai e vem do dia a dia muito mais agradável. Isso sem contar que é possível chegar mais rápido aos destinos, visto que carros e ônibus costumam demorar bastante em congestionamentos infindáveis.

Já nos dias de folga, acostume-se a levar a bicicleta para rodar em estradas arborizadas, em ciclovias à beira-mar etc. Vale destacar que a companhia de outros ciclistas organizados em grupos torna esses passeios mais seguros e divertidos.

Pratique turismo de aventura e explore o contato com a natureza

Aproveite a biodiversidade brasileira e planeje sua próxima viagem para desbravar a vegetação amazônica, as planícies inundáveis do Pantanal, a Mata Atlântica no Sudeste e outros lugares de seu interesse.

Explorar a extensa costa marinha também é imperdível: os ecossistemas incluem recifes de corais, manguezais, dunas, estuários, lagoas, pântanos e praias paradisíacas. Isso sem falar nas monumentais quedas d’água doces.

Para quem quer aumentar o contato com a natureza, há inúmeras opções de destinos. Basta escolher um e arrumar a mochila! Veja alguns exemplos:

  • trilhar longos cursos, como os da Estrada Real (que passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro);

  • aproveitar as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás;

  • explorar as cavernas do rio Peruaçu, no norte mineiro;

  • aventurar-se em meio aos encantos da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina.

Neste post, mostramos como o constante contato com a natureza tem o poder de transformar a qualidade de vida de seus adeptos. Isso explica porque cada vez mais pessoas buscam praticar o lazer fora de casa, dos shoppings centers e até das academias de ginástica — curtindo as férias em destinos de aventura em vez de seguir os tradicionais roteiros de compras.

Se você também vê vantagens nesse estilo de vida, mete o pé Jacaré! Continue e leitura e confira quatro benefícios das viagens de aventura!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This