Apesar de ser um país relativamente jovem, o Brasil possui alguns destinos históricos que guardam segredos e curiosidades sobre épocas passadas, além do charme da arquitetura colonial ou imperial. No entanto, mais do que cultura, algumas dessas cidades históricas brasileiras têm ainda ótimos destinos naturais, principalmente para quem é amante de aventuras.

Cachoeiras, parques, rios, unidades de conservação e cavernas, entre outros, fazem parte desses roteiros. Quem quiser fazer uma viagem de aventura, mais próxima da natureza, precisa saber que tais destinos necessitam de cuidados essenciais com a natureza, sempre prezando por sua conservação.

No artigo de hoje, vamos apresentar 5 cidades históricas brasileiras em que você pode fugir um pouco da rotina e se aventurar! Quer saber quais são? Leia este artigo até o final!

1. Tiradentes

A cidade histórica de Tiradentes é um conhecido roteiro para quem gosta de arquitetura barroca. Entretanto, a cidade também guarda um lado ecológico fascinante que atrai turistas de todo o mundo.

Na cidade, é possível fazer percursos naturais com trilhas, mirantes e mangues que possibilitam observar a paisagem e até mesmo mergulhar em uma das suas lagoas naturais ou cachoeiras.

2. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região formada por 57 cidades no sertão baiano e é uma das áreas protegidas pelo Parque Nacional. Com uma paisagem repleta de nascentes, a Chapada Diamantina tem inúmeras cachoeiras que formam piscinas naturais, servindo de refresco nos dias quentes.

Uma das características da região é que, enquanto os turistas enfrentam altas temperaturas durante o dia, a noite é bastante fria. Na Chapada é possível visitar lençóis, cachoeiras, o Morro do Pai Inácio, Poços Azul e Encantado, grutas e vales que possibilitam a prática de esportes radicais como o trekking, rapel, flutuação e tirolesa.

3. Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto é um dos principais destinos históricos do Brasil. Com 307 anos, essa cidade oferece muitos atrativos culturais e também naturais em virtude do relevo montanhoso, que possibilita belas trilhas ao ar livre e também visitas às antigas minas de ouro.

Uma dica de roteiro é visitar Lavras Novas, um dos seus distritos, que fica a cerca de 20 km do centro histórico de Ouro Preto. O distrito caracteriza-se pela presença de belezas naturais como montanhas, cachoeiras e mirantes, além do charme da pequena vila. Com baixas temperaturas, Lavras Novas atrai cada vez mais turistas em busca de aventuras como rapel, escaladas e trekking.

4. Rio Acima

Rio Acima é uma cidade localizada perto da capital mineira, cujo território está todo inserido em área de proteção ambiental. A região faz parte do circuito da Estrada Real e conta com diversas cachoeiras e nascentes.

Os principais programas de aventura para se fazer na cidade são o rapel pela cachoeira Dona Chica e caminhadas pelas lindas paisagens.

5. Teresópolis

Localizada no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis, além de guardar parte da história do Brasil, ainda conta com uma paisagem exuberante. Uma das principais atrações é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga o Pico Dedo de Deus e oferece a possibilidade de trilhas e mergulhos em piscinas naturais.

Existem ainda outras cidades históricas brasileiras que apresentam uma variedade de programas para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre o país e vivenciar experiências incríveis na natureza. Vale lembrar que, para se aventurar nesses destinos, é muito importante levar os equipamentos necessários, como mochilas, botas, lanternascanivetes, itens de segurança, entre outros.

Muitos desses lugares podem ser visitados em uma viagem curta. Quer saber as vantagens desse tipo de programa? Leia nosso artigo explicando por que vale a pena fazer uma viagem de fim de semana e mete o pé, Jacaré!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This